quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Amenizar o ardido, Curiosidades de Sementes e Preços.

 Amenizando o Ardido.
Para amenizar o gosto forte de algumas pimentas que fica na boca ardendo, basta cortar um tomate maduro e colocar na boca esfregando e mordendo lentamente, o tomate tira um pouco da acidez.
Algumas pessoas colocam açucar na boca, mas já descobri que não faz efeito.
Tudo isso acima somente ameninza o gosto,  mais tenho uma dica, deixe um doce bem gostoso na geladeira, assim que experimentar a pimenta, dê sua nota a pimenta e saia correndo rumo a geladeira, pegar um docinho....
PREÇO DE PIMENTAS
          O preço das pimentas variam de região para região, clima chuvoso preço alto, clima seca preço alto.Isto significa que no final de dezembro e meses de Janeiro, fevereiro, Julho e Agosto o preço sempre está mais alto, porém em outros meses o preço abaixa.
         O interessante é que as 30 pimentas mais ardidas do mundo, não seguem uma tabela de preço, elas são relativamente mais caras porque as proprias sementes são caras e na sua maioria não tem produção muito grande.
         Não é caro encontrar pimentas cumari por  preços abrasivos as 100 gramas apenas, porque temos que disputar o fruto com passaros nas plantações abertas essa pimenta passa ser uma iguaria.    

        Estas produções artesanais caseiras tem preços mais altos, porque na maioria não utiliza-se de agrotoxico nenhum, tendo uma planta 100% organica, usando como adubo estrumes de vacas (faço isto e elas são mais saudáveis). Eu prefiro não usar agrotoxicos e ter menor produção e de qualidade. O manejo das plantas e utilização de limpeza do local  tem que ser diario.
         As pimentas de preços mais baixos geralmente são as doces que não tem ardência, pimenta calabresa, pimenta dedo de moça e outras menos picantes.
         Os preços no CEASA são baixos, em grandes quantidades, e a maioria dos produtos é de produção em estufas e com uso de agrotoxico para grande produção, obtendo um produto bom mais não organico.
         As pimentas que estão na tabela entre as quatro primeiras cores, são as mais fortes, quando mais escura a cor na tabela mais terá valor a pimenta.
Periodo chuvoso no centro medio valeparanápanena.
          Abaixo a tabela  das pimentas mais fortes do mundo, pode variar o Kilo, quando mais ardida e saborosa maior seu preço, já outras pimentas podem ter preços bem mais baixo, algumas chegam a custar barato, o que faz com que o produtor desanime. A maioria das pimentas brasileiras estão abaixo de 250.000 na tabela de ardência, por este motivo também o preço mais baixo.
SEMENTES
   Algumas sementes encontramos a venda na internet, estas maravilhas acima as 12 primeiras cheguei a encontrar barata plantei nasceu colhi, fiz molhos, cremes e muito mais . As sementes de pimentas importadas são bem mais caras.

3 comentários:

  1. Podia parar de colocar essas fotos, tá dando uma vontade de morder a tela, suas fotps ficaram maravilhosas.

    ResponderExcluir
  2. Fiz uma receita de molho de pimenta semana passada facílimo. Ficou muito bom. Gostei das dicas p/ amenizar o ardor...

    ResponderExcluir
  3. Que pimentas lindas, se a foto é sua certamente as pimentão também kkkkk nossa um vatapá com elas... Maria Lourdes cidade de: Olinda

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário, todos leitores são muito importante ´para mim. Em breve estarei vendendo semente de pimenta de diversas especies.