Tabela das Pimentas entenda-a, descubra como plantar.

Ardência da Pimenta

Escala de Scoville
        Em 1912 um químico chamado Wilbur Scoville que trabalhava para a companhia farmacêutica Parker Davis desenvolveu um método para medir o nível de "calor" das pimentas. O teste foi chamado depois de, " Scoville Organoleptic Teste ".
      No teste original, Wilbur misturou pimentas puras moídas com açúcar e água. Provadores tomavam a solução em concentrações crescentemente diluídas, até que eles alcançaram o ponto que o líquido já não queimava a boca. Um número foi então dado a cada pimenta, baseado em quanto precisou ser diluída até que eles já não pudessem provar (sentir) o calor. É um procedimento de diluição subjetivo, levando em conta o gosto.
      A ardência (ou fator de calor) das pimentas é medida em múltiplos de 100 unidades. Da Sweet Bell, zero unidades de Scoville ao poderoso Habanero, 300,000 unidades de Scoville! A substância que faz uma pimenta tão quente é chamada Capsaicina, que fica entre 15,000,000 e 16,000,000 unidades de Scoville!

Está tabela é uma maravilha... encontrei na internet e fiquei satisfeita com o que andei lendo.

EM OUTRA PESQUISA DESCOBRI ...

 Curiosidades das Pimentas
            Apreciada por uns e evitada por outros, a pimenta é considerada um dos


temperos mais picantes que existem. São
muitas variedades e algumas ardem bem mais do que as outras. As mais usadas e cultivadas são a pimenta-de-bode, malagueta, a pimenta de cheiro, dedo-de-moça e pimenta do reino.
            É interessante frisar que a pimenta pode ser bem mais que um condimento ardido, picante sempre presente em algumas “iguarias”, principalmente em diversas regiões do país. Contrariando o “dito popular” que considera a pimenta um agente causador de úlceras, hemorroidas, gastrites, a comunidade científica se manifesta e desmistifica essas considerações.
            Pesquisas demonstram que a pimenta traz benefícios à saúde agindo em nosso organismo de diversas formas. É considerada essencial para quem sofre de enxaqueca, diminui os riscos cardiovasculares, contém vitamina A, C e B, ferro e aminoácidos, entre tantas outras vantagens que nos oferece.
           Curiosamente são nas substâncias químicas que provocam seu tão polêmico “sabor ardido”, que se encontram as suas propriedades terapêuticas.        
          Na pimenta-do-reino os especialistas identificam esta substância chamada          
         Piperina. Já na pimenta vermelha chama-se Capsaisina.
           Sendo como um dos temperos mais picantes e por suas comprovadas qualidades medicinais vamos aprender como cultivá-la?

Instruções plantio de Pimenta.

  1. 1
    Como iniciar o cultivo: Antes de qualquer outro procedimento precisamos observar os solos. Estes devem ter uma boa profundidade, serem férteis e terem uma boa drenagem. No processo do plantio, algumas regras ajudam numa boa produção. Se plantadas no campo, algumas pessoas cultivam em vasos, os especialistas recomendam que se façam sulcos de 30 a 40 cm de largura, mantendo uma profundidade de 20 a 25 cm e uma distância de 80 cm.
  2. 2
    Como transplantar: Observem quando as mudas da pimenteira estiverem com cinco folhas ou já estiverem atingidos dez centímetros de altura. Este é momento ideal para transplantá-las para os vasos ou campos. Tome cuidado com as raízes para não danificá-las e após este procedimento, passe a irrigá-la frequentemente, evitando encharcar a pimenteira.
  3. 3
    Cuidados necessários: Com tantas variedades disponíveis, opte sempre pelas mais resistentes. São mais eficientes no combate às pragas que atacam a pimenteira. Usar fungicidas e bactericidas de qualidade comprovada não afeta a pimenteira e ajudam a protegê-la.
  4. 4
    Quando podar: A poda deve ser feita ao final da produção. É bom lembrar aos cultivadores de pimenteiras, que podar a pimenteira aumenta a produtividade da planta e favorece seu rebrotamento.
  5. 5
    Produtividade: As pimenteiras podem alcançar uma boa produção durante muitos meses, mas vários fatores precisam contribuir para este processo. Condições climáticas favoráveis, fertilidade entre outros.
  6. 6
    Colheita: Em um período de 50 a 55 dias, logo após a floração, as pimenteiras estão prontas para serem colhidas. Bom frisar que em climas mais quentes com temperaturas elevadas, elas se desenvolvem com mais rapidez.
             As pimenteiras são facilmente encontradas nos mercados como tempero, mas tem crescido o interesse por elas também no ramo da ornamentação. É fácil encontrar atualmente vasos com pimenteiras decorando casas e lojas
comerciais.     E há uma razão para isso, segundo as floriculturas. Há beleza nesta na mutação de cores. No período do amadurecimento, as folhas estão verdes, logo passam para uma cor alaranjada chegando finalmente ao vermelho.

Referências:
Pimenta, Disponível em: revistagloborural.globo.com/GloboRural/0,6993,EEC1676937-4529,00.html – Acessado em: 1 set. 2011
PODERES CURATIVOS DA PIMENTA, Disponível em: www.portalverde.com.br/alimentacao/beneficios/pimenta.htm – Acessado em: 1 set. 2011

ATENÇÃO 98% DAS FOTOS SÃO DAS PIMENTAS DE MINHA PRODUÇÃO CASEIRA NO SITIO OK! OU SEJA EU FIZ TODOS OS MOLHOS TESTADOS, INCLUSIVE OS DE GRANDES CHURRASCOS DE CASAMENTO. ( NILCEIA GAZZOLA)